Houve um tempo em que não havia um restaurante ou bar que não tivesse ao menos uma parede decorada com uma pintura mural. Hoje existe a concorrência descomunal das alternativas produzidas por fatores atualíssimos: a evolução tecnológica e a competitividade das idéias novas, materiais alternativos para decoração, e outras tantas coisas. Não se conhecem mais pintores especialistas neste tipo de trabalho artístico. Contudo, até aí não haveria necessariamente uma perda. Apenas os desdobramentos da evolução de tudo, e isso inclui a arte. Perda mesmo é o que acontece na medida em que se privilegia o descartável e o simplesmente decorativo. Porque é óbvio que uma parte das pessoas sequer pode perceber, compreender e valorizar obras artísticas, mas naquela época isso também acontecia e a perda não está nisso! A perda ocorre quando justamente pessoas que poderiam compreender, proteger, valorizar a arte, e investir nela, dão preferência ao "baratismo" de trabalhos sem pretensão artística, que não valorizam os ambientes dos seus negócios.
No exemplo da pintura mural do King Crab, por tratar-se de um restaurante temático e de um ambiente que expõe vários outros elementos artísticos, a harmonia é fácil e evidente. Entretanto isso não significa que ambientes não temáticos não suportem uma pintura mural, ou que não possam usufruir da presença de obras artísticas, despertando a subjetividade dos seus clientes e visitantes. Tudo depende do que se faz e de como se faz, a arte pode ter funcionalidade.
Se você tem um ambiente ao qual queira agregar o valor artístico, não o faça de modo despretensioso. Procure um profissional e juntos elaborem um projeto. Desenvolvam para o trabalho um conceito útil aos seus objetivos e aplique técnicas artísticas que lhe dêem consistência aos olhares dos observadores. Não considerem estritamente a obra artística, porque a pintura mural integra o ambiente, e isso exige que se avalie o conjunto obra/ambiente. Se você levar a arte a sério, não se arrependerá da sua escolha. E o tempo com certeza poderá mostrar que o seu investimento foi relativamente muito menor do que parecia no primeiro momento.